segunda-feira, 20 de julho de 2009

Sunomono


Sunomono é uma salada japonesa de pepino e kani, com um tempero muito saboroso à base de vinagre de arroz e molho shoyo. Uma vez que tem um sabor suave e não enche muito a barriga, vai bem para entrada de qualquer tipo de comida, desde comida japonesa, massas e carnes, além de acompanhar outras saladas.

O pepino japonês provê um gosto mais suave que o pepino comum, sem aquele gosto forte tradicional e sem se fazer lembrar o resto do dia a sua ingestão. O vinagre de arroz, por sua vez, fornece o azedo do vinagre tradicional, mas sem tanta acidez, sendo mais agradável ao paladar. Só avise sua empregada que ele é mais caro e não deve ser usado para lavar as mãos após a fachina da casa...

Ingredientes

  • Pepino japonês
  • Kani kama
  • Vinagre de arroz
  • Shoyo
  • Água
  • Gergelim (opcional)
Todos ingredientes são facilmente encontrados nos supermercados da vida, o pepino japonês que pode não estar na banca "normal", mas sendo facilmente encontrado nos legumes “embalados”. O kani é o tradicional kani de carangueijo, normalmente compro o “Bom Peixe” (olha o jabá) por ter uma boa consistência e ser mais em conta.

O vinagre de arroz normalmente fica em uma sessão a parte, não misturado com o tradicional, enquanto o shoyo geralmente fica na parte de temperos.

Modo de preparo

O preparo é relativamente simples, bastantando misturar tudo... eeeepa, vamos com calma.

Normalmente preparo da forma mais fácil, retirando um pouco da casca (deixe um pouco do verde para dar uma consistência mais firme na pegada) e fatiando em rodelas finas. Meio pepino é o suficiente para duas pessoas.

Uma vez tendo o pepino pronto, hora de picar o kani e misturar os dois. Mensure o kani de acordo com a quantidade de pepino cortado, misture os dois em uma cuia, uma borrifada de vinagre, complete até a metade de shoyo e cubra com água. Tempere com uma colher de café rasa de sal, uma cheia de açúcar e pouvilhe um pouco de gergelim por cima.

Outra forma de preparar, mais elaborada, é cortar o pepino em tiras, como batata palitos, só que mais finas, e retirando todas as sementes. Deixe de molho em água com um pouco de sal durante 30 minutos, para que o pepino fique bem temperado. Deste modo, o normal é um pepino servir duas pessoas.

Escorra a água do pepino, corte o kani da mesma forma e tamanho e misture os dois dentro de uma cuia. Uma borrifada de vinagre, complete até a metade de molho shoyo e o restante de água gelada. Uma pitada de sal (lembre-se que o pepino já está salgado) e uma colherzinha de açúcar garantem o tempero.

Em uma frigideira pequena e com tampa, jogue um pouco de gergelim e deixe dar uma dourada (sem óleo). Jogue o gergelim por cima e está pronto.

A receita está um pouco no “instinto”, sem quantidades muito precisas, mas cozinhar é isso. Não adianta eu falar que é para usar x quantidade porque cada um tem seu paladar e os ingredientes devem ser dimensionados de acordo com o gosto de cada um. Experimente com um pouco mais de vinagre, menos shoyo, dose o sal de acordo com o prato que vai acompanhar (lembre-se, quanto mais forte for o prato que acompanha, mais forte você deve fazer a salada, e vice-versa).

Um comentário: