segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Terrazas de los Andes Malbec Reserva 2009


O que eles dizem


Expressa aromas de flores de violeta recém espremidas que envolvem um profundo núcleo de compotas de conservas e ameixas maduras típicas da região Vistalba em Mendoza. Ao paladar contém notas picantes de violeta e grafite, seguido por bocados de cerejas secas e frutas frescas. O palato médio dá lugar a taninos em pó e um acabamento delicado de infusão de ervas, que aumenta a complexidade.

Escuro e ameixa, cereja preta suculenta, picante e quente; exuberância de violetas, especiarias e juvenil. Atrevido e brilante, com bom comprimento.

Temperatura: 15ºC.

Graduação alcoólica: 14,4%.

Harmonização: Churrasco, javali assado com pulenta cremosa, carne de panela, espaguete a carbonara e queijos maduros.

Valor de mercado: R$ 73,00.

O que o rótulo diz



Terrazas de los Andes elabora seus vinhos com uvas cultivadas a altura ideal, na qual cada variedade desenvolve a máxima expressão de aromas e sabores.

As uvas com que se elabora o Terrazas Reserva Malbec provêm de vinhedos especialmente cuidados nos melhores distritos de Mendoza, a 1067 metros de altitude em relação ao nível do mar.

Vinhedo: solo pouco profundo, franco-arenoso e muito permeável. Grande amplitude térmica (15ºC). Vinhedos irrigados por sistema tradicional.

Maturação: 12 meses em 80% de carvalho francês e 20% de carvalho americano, 30% novos.

Cor: vermelho-violeta muito intenso e escuro.

Aroma: muito frutado, cerejas negras, ginjas, ameixas e uvas passas juntamente com baunilha, caramelho e tostado definem um conjunto muito complexo. Sobressaem as notas florais de violetas.

Sabor: seu grande corpo e estrutura e os taninos também maduros coferem um carater jovem e suave. Nele se reconhece seu volume, oleosidade e um grande potencial de guarda.

O que eu digo



O que eu posso dizer sobre o melhor vinho que já bebi até então?

Recebi essa garrafa de presente do meu tio Carlos, em recente viagem à Argentina e, diferentemente do executado na garrafa ganha dos meus pais - a qual ficou 30 dias repousando para que o vinho desestressasse – essa a curiosidade falou mais alta e resolvi abrir a criança, acompanhando queijos e embutidos também presenteados, dessa vez pelos meus primos.

O vinho é tão encorpado que chega a ser grosso, com um sabor forte e de presença. Mesmo comendo queijos fortes, o sabor do vinho se sobressai em cada golada e continua na boca um tempo depois. Os taninos não são tão agressivos e o sabor de frutas vermelhas e flores se sobressai bastante, tornando a degustação uma atividade maravilhosa. Mais que recomendado, esse é do tipo que se deve tomar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário