terça-feira, 6 de abril de 2010

Barra Seca, eu fui!


Localizada no litoral de Linhares, ao norte do estado, Barra Seca é uma praia praticamente intocada, de águas quentes, turvas (arenosas, próximas às de Jacaraípe) e um pouco agitadas. Não chega a ser um local de surfistas, mas é bom ficar atento.

O bairro possui algumas casas, geralmente de veraneiro, mas sem “negócios vitais”, como padarias, supermercados ou farmácias. A “civilização” mais próxima é Pontal do Ipiranga, cerca de 6kms.

Como chegar?

Subindo pela BR101 até Linhares, distante 130kms de Vitória, a estrada se mostra “boa” – exceto, é claro, o trecho que passa pelo município da Serra. É BR, então é mão dupla na maioria do trecho, mas o asfalto está em boas condições, sem sustos. Ao chegar em Linhares, virar à direita em baixo do viaduto e, subindo, à esquerda. Serão mais 35kms de asfalto, em estrada cortando fazendas, com visual que te remete aos filmes épicos, muito legal. Porém, findado este trecho, serão mais 25kms de estrada de chão em nem tão boas condições assim.

Segundo o Marcos, dono da pousada, houve um protesto dos moradores da região e em retaliação a prefeitura parou de passar as máquinas, então espere muitas costeletas, buracos e, se choveu a pouco, alguns atoleiros também. Nada comparado às estradas de Regência ou Itaúnas, mas vale à pena ficar atento. Ainda segundo ele, deve rolar asfaltamento até Pontal com previsão de término em maio de 2010 mas, se tratando de obra em que nosso digníssimo governador está envolvido, duvido muito que saia tão rápido.

O que fazer?

Praia, e ponto final. Leve uma boa companhia que vocês vão passar muito tempo conversando. Durante o dia não tem nada, durante a noite também não. O local é realmente pra quem quer ter sossego. Aproveite para passear (à pé) à beira da praia, longas caminhadas, tranqüilas, serenas. Mais ao norte, já próximo de Urussuquara, há a junção do rio com o mar, um cenário fantástico, onde normalmente o pessoal aproveita para tomar banho.

Onde ficar?

Experimentei uma pousadinha excelente, chamada “Lua Nua” (criatividade do nome à parte), cujos proprietários são gente fina e bem atenciosos. A pousada além do café da manhã oferece opções de almoço e jantar, que vão desde arroz, feijão e bife (ou frango, ou peixe...), passando por caldos (caldo na beira da praia???) até moquecas. Os quartos são simples, com cama, TV, ar, frigobar, armário e banheiro de tamanho razoável. A comida é excelente

Pousada Lua Nua
www.pousadaluanua.com.br
pousadaluanua@pousadaluanua.com.br
(27) 9984-5933

A area de naturismo

O acesso se dá via algum pescador, que atravessa com o barco o rio (chega perto da placa e grita “barqueiro” que aparece alguém). Não que o rio seja perigoso, forte ou fundo, mas há uma parte de pedras que impede a travessia a pé (ou pelo menos a torna muito perigosa). É melhor pagar os R$ 10,00 reais ao pescador bêbado e chegar com “segurança” na outra margem.

Chegando no reduto naturista, há uma placa bem grande informando o que não pode ser feito. Em resumo, nada faça nada que você não faria em família. Para o lado direito, freqüentadores mais assíduos e casais, para o lado esquerdo os solteiros. Medida interessante e que evita “curiosos”. Após um tempo, se esses “curiosos” realmente se demonstram ativistas ao naturismo, ganham um “Green Card” para a área de casais e outros membros.

O clima é de muitos amigos, então não rola esse lance de vergonha lá dentro. O tratamento é muito amistoso e você se sente realmente à vontade (literalmente). É relaxar e curtir o sol.




Fotos:
1 e 2 – A praia e o rio
3 – Por do sol, lado oposto à praia
4 e 5 – Praia
6 e 7 – Vista do hotel

Mais informações e fotos: 
http://www.linhares.es.gov.br
http://www.barraseca.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário